A política brasileira tem salvação e eu posso provar! O processo de profissionalização da política em geral passa pelo avanço de algumas iniciativas. Em primeiro lugar, a profissionalização da administração pública. Em segundo, da assessoria parlamentar. Por fim, mas não menos importante, dos próprios representantes do povo.
Sob responsabilidade do Legisla Brasil, iniciativa da sociedade civil para profissionalização da política brasileira, está aberto o processo seletivo para o Gabinete Compartilhado, um projeto sustentado por seis deputados federais e um senador da república. Juntos, o senador Alessandro Vieira (PSDB-PE), e os deputados e deputadas Tabata Amaral (PSB-SP), Amon Mandel (Cidadania-AM), Duda Salabert (PDT-MG), Pedro Campos (PSB-PE), Duarte Jr. (PSB-MA) e Camila Jara (PT-MS) dão um grande passo no sentido da profissionalização das assessorias parlamentares.
Além de contribuírem no sentido da escolha de profissionais mais capacitados, os parlamentares estão ainda preocupados com a seleção inclusiva. Esta iniciativa tem o objetivo de contribuir para a construção de políticas públicas mais democráticas, a partir da ocupação dos espaços de decisão por pessoas outrora marginalizadas. O objetivo final é trabalhar para o desenvolvimento de uma política cada vez mais transparente e acessível.
As realidades partidária e eleitoral brasileiras impõem grande dificuldade ao processo de oxigenação e renovação da política e, ainda mais, para o projeto de profissionalização da prestação de serviços ao cidadão. Por isso, cada avanço no sentido correto precisa ser celebrado e amplamente divulgado. Este é um dos importantes passos no sentido da melhoria continuada da política nacional.
São dezesseis vagas abertas! Os interessados podem se inscrever clicando no botão:
Compartilhe a notícia com os amigos e amigas interessados nas vagas, mas também, com os amigos e amigas que acreditam na construção de um país melhor e uma política cada ver mais transparente, representativa, diversa e profissional.
Gustavo Dias
Mestre em Comunicação Social e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Grupo de Imagem e Sociabilidade da UFMG. Escreve sobre política, suas estratégias e comunicação.
Commentaires